top of page

Tudo Globalizado: Um pouco sobre Globalização

A globalização apresenta-se como o conjunto das transformações de ordem econômica, política e social, que ocorreu e continua ocorrendo no mundo todo nas últimas décadas. É originária de evoluções, principalmente, dos meios de transportes e telecomunicações, fazendo com que o mundo encurtasse as distâncias. Hoje, as informações encontram-se ao alcance de todos os povos através de computadores, Internet, telefone, celulares, TV digital, fazendo com que haja uma padronização cultural entre os países.

O processo de globalização surgiu para atender, principalmente, os países desenvolvidos; de modo que estes pudessem buscar novos mercados, tendo em vista que o consumo interno encontrava-se saturado.

A globalização está centralizada na integração dos mercados, e os países acabaram abrindo-se ao capital e ao comércio internacional.

Diante desta nova realidade, cada vez mais os clientes exigem produtos e serviços rápidos, aliados à qualidade e preços competitivos. Em contrapartida, as empresas buscam adequar-se para tornarem-se mais competitivas, por isso, investem em novas tecnologias e mudanças nos processos de trabalhos até hoje utilizados, e assim, o profissional se torna o sujeito e o objeto da mudança e precisa se esforçar para melhorar o desempenho e a qualidade do trabalho realizado, sem se descuidar da produtividade.

Esta busca pela melhoria contínua visa o fortalecimento da empresa e os profissionais precisam atender a estas exigências, procurando obter maior produtividade em um menor espaço de tempo e com menor custo.

Nas últimas décadas os avanços tecnológicos foram muito grandes. Na indústria, a modernização de máquinas que trabalham acopladas a computadores e a robotização

possibilitou um grande aumento na produtividade. Essas mudanças exigem uma preparação técnica especial.

Na administração, a evolução da informática e das telecomunicações facilitou os processos administrativos, diminuindo, consideravelmente, a necessidade de mão-de-obra, principalmente a não especializada. Por isso, está cada vez mais difícil o acesso ao emprego de pessoas que não tenham um bom conhecimento de informática e das novas tecnologias de informação e comunicação.

Os países mais desenvolvidos derramaram as suas tecnologias nos países menos desenvolvidos e em desenvolvimento, como o nosso Brasil.

Ocorre que não estávamos preparados para isso. Nosso povo, embora trabalhador, possuía um nível de escolaridade baixo e foi pego de surpresa.

O resultado aí está. Desemprego, violência, desestrutura social e familiar, dificuldades financeiras.

Com essas novas tecnologias de informação e comunicação que estão disponíveis nas empresas, as relações de trabalho estão mudando e todos os trabalhadores precisam estar preparados.

Há poucos anos, só existiam computadores de grande porte, que para funcionarem, exigiam salas apropriadas com energia e temperatura controladas e acesso limitado, onde só eram aceitos profissionais especializados, hoje tudo está diferente. Utilizando a grande rede mundial de comunicações e informações, a Internet, o computador veio para mudar a vida de todos, tanto no aspecto pessoal como no profissional. Por conta disso, o mundo está cada vez menor, com a aproximação dos povos, das culturas e a chegada de novas tecnologias.

Para refletir:

Post em Destraque
Recent Posts
Arquivo
Procure por Tags
Nenhum tag.
Nos siga
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - White Circle
  • Google+ - White Circle
bottom of page